Powered By Blogger

sábado, 3 de março de 2007

História do Carnaval


O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar.
Começou na Antiguidade e foi recuperado pelo cristianismo.
Começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas.
O termo Carnaval veio do "carne nada vale".
Durante o período do Carnaval, cada cidade tinha a sua própria maneira de festejar, de acordo com os seus costumes. O Carnaval de hoje veio da sociedade vitoriana do século XIX. Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo.
Para alguns historiadores o Carnaval remonta aos bacanais e a Roma. Outros relacionam o Carnaval a celebrações em homenagem a deuses egípcios. Ainda outros acreditam que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.
Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro em forma de barco abria caminho entre a multidão e as pessoas usavam máscaras e promoviam as mais diversas brincadeiras. Esta festa foi incorporada pela Igreja Católica e pensa-se que a palavra Carnaval pode vir do latim carrum navalis (carro naval). Contudo acredita-se mais na que eu já pus acima, "carne nada vale", uma espécie de último momento de alegria antes do período da quaresma.
Em 1091 a data da quaresma foi definitivamente estabelecida e o Carnaval estabeleceu-se na sociedade ocidental, sofrendo certa oposição da Igreja, na Europa. Com o Renascimento, o Carnaval adoptou o baile de máscaras e também as fantasias e carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada, juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual.

1 comentário:

José Pedro Ribeiro disse...

A Professora Júlia já conhece o blog?