Powered By Blogger

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Questionário sobre identidades históricas

1-Nasceu a 15 de Agosto de 1769, foi nomeado imperador de França a 18 de Maio de 1814. Conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Por três vezes tentou conquistar Portugal mas falhou das três. Morreu a 5 de Maio de 1821.

2-Nascido a 9 de Outubro de 1261, rei de Portugal, cognomizado de «O Labrador» pelo impulso que deu à agricultura. Foi o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo e assinou o primeiro tratado comercial com a Inglaterra. Deu muita importância à cultura e não à guerra, tendo sido durante o seu reinado que foram definidas as actuais fronteiras entre Portugal e Espanha. Morreu a 7 de Janeiro de 1325.

3-Acredita-se que nasceu em Belmonte, na Beira Baixa, Portugal. Recebeu a 15 de Fevereiro de 1500 a carta de nomeação para capitão-mor. Foi-lhe concedido por Manuel I o hábito da Ordem de Cristo. Comandou as tropas portuguesas na batalha de Aljubarrota com a famosa táctica do quadrado. Foi sepultado na Igreja da Graça em 1520 ou 1526.

4-Nascido a 17 de Agosto de 1906, foi o último presidente do Conselho do Estado Novo. Licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa e doutourou-se em 1931. Foi deposto do governo pelo levantamento militar de 25 de Abril. Morreu a 26 de Outubro de 1980.

5-Nascido a 25 de Julho de 1109, foi o primeiro rei de Portugal. Filho de Henrique de Borgonha e da infanta Teresa de Leão, foi criado em Guimarães onde viveu até 1128. Em virtude das suas múltiplas conquistas, que se arrastaram durante 40 anos, o seu território dado por seu pai duplicou. Foi chamado, pelos muçulmanos, em sinal de respeito, Ibn-Arrik (desafio-vos a descobrir o que significa). Foi declarado rei de Portugal em 1139, após uma batalha contra um forte contigente mouro. Morreu a 6 de Dezembro de 1185.

3 comentários:

José Pedro Ribeiro disse...

Ou andam muito distraídos ou não sabem responder a uma... :))
Uma dessas personagens históricas é do meu tempo. Lembro-me ainda das "Conversas em Família" que passavam na RTP. E na Universidade estudei assuntos da Idade Média por livros dele.
Boas perguntas, João!

Carlos disse...

Parabéns por esta postagem, está bastante interessante

Penso que são estas as respostas.

1- Napoleão Bonaparte

2 – D. Dinis I

3 – D. Nuno Álvares Pereira

4 – Marcelo Caetano

5 – D. Afonso Henriques

Ibn-Arrik – " Filho de Henrique"

A quinta era bastante difícil

Frangenow disse...

A terceira pergunta mistura Pedro Álvares Cabral e D. Nuno Álvares Pereira...